Antes de ter filhos, tenha um cachorro…

Antes de ter filhos, tenha um cachorro…


“Tenha um filho e será pai, tenha um cachorro e será um mestre” – Marley e Eu. Resolvi escrever esse post, diante de todos os comentários de amigos e experiência que adquiri nesses “longos” 3 meses e 16 dias de existência da Helena Catharina.
    Por qual motivo você teria um cachorro?
Sinceramente, por vários. Hoje acredito que se uma pessoa não pensa em ter um cachorro, antes de ter um filho, ela não conseguirá estar mais preparada pra cuidar de uma vida. Ela pode ter um peixe, um pássaro ou até uma tartaruga, mas um cachorro pode transmitir muito mais sentimento do que você imagina.
Ok, você pode falar “Sim, eu estou preparado pra ter um filho!”. Sim, você pode ter feito vários cursos e lido 100 livros de como cuidar de um bebê, mas nada vai se comparar a prática, o dia-a-dia e ao amor que você vai descobrir nesse nova etapa da sua vida.
Com um cachorro, você vai precisar:
    Trocar a água todos os dias
    Repor a ração
    Dar atenção
    Dar carinho
    Dar amor (veja que atenção, carinho e amor não estão necessariamente juntos)
    Brincar
    Conversar
    Cuidar
    Levar no veterinário se tiver doente
    Dar banho
Você vai precisar sim trocar a água todos os dias e manter ela bem fresquinha. Ou vai deixar o pote sujo? “Ah, é só um cachorro e eles não ligam”. Ligam sim! Toda vez que eu troco a água, as meninas vão beber água fresquinha em seguida.
Você vai precisar também repor a ração e a rotina vai depender do tipo de EDUCAÇÃO ALIMENTAR que você for dar ao seu cachorro. Uma vez por dia.. 2 vezes.. e ainda existem alimentos que dão anemia, outros que são prejudiciais.. por isso o aconselhável, é só ração! Apesar que as meninas aqui comem alface.. tomate.. banana.. maçã.. e adoram!
Você vai precisar dar muita atenção.. mas muita atenção mesmo quando chegar do trabalho, principalmente se o seu cachorro fica sozinho o dia inteiro. Eles sentem saudade, sentem amor e são muito carentes. Gostam de atenção como nós também gostamos.
Veja que separei carinho e amor, pois carinho é uma coisa.. e amor é outra! Você vai precisar fazer cafuné.. fazer carícias, coçar as costas.. beijar, abraçar.. Fazer um carinho nem que seja com o dedão do pé, pois eles precisam! Imagina você, precisando de carinho.. não consegue falar.. não consegue pedir.. o que faria?
Agora o amor.. tem como NÃO amar o seu animal de estimação? É um sentimento tão incrível, quanto o amor que também sentimos pelos nossos filhos! Tratamos nossas pequenas como se fossem filhas e as amamos do mesmo jeito! Sentimos saudade, carinho, amor.. e o melhor de tudo, é ver elas sentindo o mesmo por nós e nos protegendo! É um relacionamento mútuo…
Você vai precisar sim brincar com o seu cachorro.. jogar a bolinha, interagir, correr junto com ele.. deitar no chão.. fazer cócegas.. beijar, amassar.. comprar brinquedinhos.. pois eles adoram! Vai precisar ter pique e sempre fazer brincadeiras diferentes.
brincadeira-de-pais-e-filhos
Você também vai precisar conversar com eles.. você acha que eles não entendem, mas com o tempo vão entender a maioria das coisas que você diz. Algo como: “Te amo”… “Vai pra caminha”.. “Quem quer ossinho?”.. Tudo vai ser assimilado com as suas ações. Não treinamos nossas filhas com adestrador, e incrivelmente elas tem o nosso jeitinho.. e nos obedecem!
Além disso tudo, você vai precisar cuidar. Se for um cachorro peludinho, vai precisar pentear o pelo. Escovar os dentes, limpar as orelhas, os olhos.. as patas.. vai precisar também tosar e ficar sempre de olho em pulgas.. carrapatos, etc.
Se ficarem doentes, você vai perceber pois o comportamento muda.. as orelhas ficam mais baixinhas.. eles ficam mais “brocoxô” e é hora de levar no veterinário. Eles também precisam de vacinas regulares para previnir doenças, e também que não seja passado doenças pra nós.
E dar banho.. se você gosta de levar pra dar banho no veterinário, não tem problema algum. Mas os mesmos cuidados que você vai ter com o seu bebê, também precisa ter com um cachorro bebê. Você não leva um cachorro bebê no veterinário pra tomar banho sem estar com as devidas vacinas em dia, pois corre o risco de adoecerem. Você também não leva o seu bebê aos shoppings, antes das devidas vacinas também, pois estarão muito vulneráveis!
Consegue ver as comparações? Não?
    Ok, recapitulando e resumindo…
Você não vai precisar “trocar” a água do seu bebê, mas sim dar água quando ele estiver precisando ou pedindo.
Não vai precisar trocar a “ração”, e sim vai precisar alimentá-lo diariamente quando já estiver comendo papinha ou na mamadeira.
A mesma atenção que você dá aos seus cachorros, vai precisar dar ao seu bebê e até mais. Lembre-se que se você não interage com o seu bebê, futuramente ele também pode não interagir contigo.
Nem vou comentar sobre o carinho e amor.
Você também vai precisar brincar com o seu bebê. Precisa estimulá-lo a realizar algumas “tarefas” pra melhorar o desenvolvimento e a percepção.
Mesmo que os bebês nos primeiros meses não tenham a habilidade de falar ainda, eles entendem tudo o que nós falamos… por isso, converse bastante! Eles prestam atenção e tentam nos imitar.
Também não vou comentar os cuidados. É obrigação do pai e da mãe cuidar do seu filho!
Se ficarem doentes, gripadinhos.. é médico!
E o banho.. vai ser a parte mais deliciosa do seu dia.
Depois de todo o texto acima, você conseguiu entender os motivos que você precisa ter um cachorro pra depois ter um filho? Além de você ter uma ótima compania, vai aprender a ter responsabilidades com uma vida.. e vai desenvolver muitos mais sentimentos. De certo modo, vai preparar o seu coração pra algo bem maior.. vai treinar a sua alma, e a sua mente pra ter paciência.. Pois cachorros também aprontam muito!

Comments

comments

+ Sem comentários ainda

Comente!